Com o intuito de construir pontes de diálogo com gestores públicos
e criar espaços de aprendizagem e estratégias de proteção ambiental de "A a Z",
o TrilhaZ foi idealizado no final de 2020 por uma equipe interdisciplinar de professores, técnicos e pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá, no sul do estado de Minas Gerais.
Missão
Nossa missão é desenvolver territórios sustentáveis e
criar espaços de aprendizagem com base em quatro pilares:
meio ambiente, educação, cultura e turismo sustentável.
Visão
Nossa visão é sermos reconhecidos como agentes transformadores do conceito
de trilhas ecológicas e, de maneira mais ampla, da relação entre meio
ambiente e sociedade, por meio de ações de impacto nas áreas da
educação, da cultura, do turismo sustentável e das ciências ambientais.
Valores
Valorizamos a sustentabilidade, a segurança, a interação dialógica,
a formação humana e a transformação social.
Cachoeira - Trilha Delfim Moreira - MG
Objetivos
Promover ações multidisciplinares integradas;
Estimular a prática de atividades ao ar livre;
Valorizar a cultura local;
Conscientizar sobre a importância da conservação dos recursos naturais; e
Incentivar a alfabetização científica e a educação ambiental crítica.
Público-Alvo
O público-alvo do TrilhaZ é variado e abrange diferentes perfis,
a exemplo de estudantes, gestores públicos e privados ligados ao campo ambiental, praticantes de atividades físicas na natureza
e pessoas em geral interessadas nas temáticas abrangidas.
Extensão Universitária
Nosso projeto conta com a participação de alunos do ensino superior,
bolsistas e voluntários, e busca trabalhar os princípios da extensão universitária:
interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
impacto na formação do estudante e transformação social.
Ações
Com ações em andamento e vários frutos colhidos,
advindos do trabalho conjunto entre universidade e prefeituras municipais,
o TrilhaZ reúne uma equipe altamente qualificada,
que carrega a expertise necessária para atuar em temas como:
qualidade do solo e água; geoprocessamento e construção de mapas temáticos;
botânica e classificação de vegetação; diversidade da avifauna;
cultura e patrimônio; educação ambiental crítica;
e gestão esportiva de trilhas ecológicas.